O cantor e compositor Marcelo Mai lança nesta quinta-feira (15) o videoclipe oficial de sua canção Sonho de Mato. O arranjo da música conta com violão, viola caipira e baixo acústico, foi composta em 2020 e lançada oficialmente em 2023 no seu álbum de estreia – também intitulado Sonho de Mato. Em Agosto de 2024, com a utilização de recursos da Lei Paulo Gustavo, a composição ganha imagens, cenários e movimentos visuais através do videoclipe oficial.
Em tempos tão tecnológicos e digitais, os versos de Sonho de Mato são uma aspiração a uma vida mais simples de reconexão do Ser Humano com a Natureza. A canção fala sobre o desejo de levar a vida de forma leve, valorizando aspectos essenciais do dia a dia como tempo de contemplação, noites estreladas e a possibilidade de cultivar o próprio alimento, mesmo que de maneira singela.
"É um sonho muito comum que eu vejo nas pessoas. Ter um sítio, uma chácara, talvez, e poder levar uma vida mais tranquila, não tão acelerada e ansiosa quanto a vida urbana que vejo hoje em dia, ainda mais nos grandes centros. Hoje eu me espanto com uma cidade como São Paulo, onde eu morava quando escrevi esta música. Morei na capital por 10 anos e foi muito importante para eu abrir a mente, fez parte da minha história e não faria diferente. Mas um dia me dei conta que a cidade não tem estrelas no céu por causa da poluição e toda a iluminação artificial. Em um determinado momento, percebi que o dia mal começava e, de repente, já estava acabando. Me faltava tempo, natureza e tranquilidade. Esse foi o sentimento base para compor Sonho de Mato e, claro, me mudar para o interior." pontua Marcelo Mai.
As cenas do videoclipe foram capturadas em diversos lugares históricos e naturais de Catanduva, sua cidade natal. O vídeo inicia com a chegada de Marcelo Mai na antiga estação de trem da cidade, que possibilitou o desenvolvimento de Catanduva através da chegada dos imigrantes e da exportação de café no século passado. Hoje o local é conhecido como Estação Cultura, abrigando o escritório da Secretaria Municipal de Cultura, além de cursos e atividades voltadas para a arte. Outros locais que compõem o videoclipe são o Conjunto Esportivo Municipal, Parque dos Ipês, Praça da Matriz, Lago da Vila Engrácia, Parque do Aeroporto, Sítio da Figueira Orgânicos e a horta que o cantor cultiva no quintal de sua casa.
"É um estilo de música regional, uma mistura caipira com tons contemporâneos. Tudo a ver com o interior paulista onde eu nasci, fui criado e vivo hoje em dia. Nada mais justo utilizar deste recurso audiovisual para valorizar lugares específicos que inspiram natureza, arte, saúde e paz na nossa cidade." conclui o violeiro.