Influenciados pelas cores e pela brasilidade de Oiticica, a Grillo e os Mosquitos mergulha em um novo tempo no seu primeiro DVD, “Live From Ratones”, gravado ao vivo em Florianópolis. Encarado como um dos mais potentes trabalhos da banda catarinense, este primeiro trabalho conta com 30 minutos de duração e oito faixas, sendo quatro canções inéditas e quatro do disco de estreia, Baga Elétrica (2022) com novos arranjos. O trabalho foi precedido pelo single “Descarrilho”, que ao unir o forró, o groove e até o peso do heavy metal, foi capaz de mostrar o amadurecimento do trio.
“Estamos em um momento mais polido sonoramente falando, conservando certos idiomatismos e manias irreverentes, que compõem a identidade da banda, mas migrando daquele punch mais agressivo para uma coisa mais groovada e atmosférica”, explica Pedro Germer, guitarrista da Grillo e os Mosquitos.
Reforçando a nova fase da banda, os rapazes produziram novos arranjos para as canções já conhecidas, como “Marimbondo”, “Pica Pau”, “Doutor Pedroca” e “Última Cartada”.Com o intuito de aquecer o lançamento oficial do DVD, a Grillo e os Mosquitos lançou no início de agosto o single “Descarrilho”, composta pelos integrantes da banda: Gustavo Grillo (bateria), João Peters (baixo) e Pedro Germer (guitarra). Parte do repertório do DVD, a canção é acompanhada pelas inéditas “Sharpay”, “Ticket para Levitação” e “Dois Toque”, também de autoria do trio.
Segundo o baterista Grillo, a banda busca agregar novos elementos sonoros, como o uso do cowbell no groove principal, aglutinando referências que vão além do funk e do forró, buscando também o peso do hard rock de bandas como Deep Purple. Pedro Germer ressalta a importância de ter gravado “Live From Ratones” nesse momento da carreira.
“Em oito anos da Grillo e os Mosquitos, a gente não tinha um material desse tipo, um audiovisual longo, com certa complexidade, tanto na elaboração quanto na execução do DVD. E acho que, só é possível realizar um trabalho dessa grandeza quando existe uma maturidade e uma organização técnica e artística. Acho que a importância é essa: um marco na história da banda”, explica o guitarrista.
Sobre o DVD “Live From Ratones”:
“Live From Ratones” é um local de passagem onde o tempo age entre uma antiga fase e um novo momento da Grillo e os Mosquitos. A banda fugiu do roteiro óbvio das praias de Floripa e traz como protagonista o bairro pacato e rural de Ratones, que também faz parte da cidade de Florianópolis (SC). São 30 minutos de música crua em um cenário rústico:
“As músicas foram gravadas ao vivo no ‘play’, não se trata de um clipe, não é ‘playback’. Em certos momentos, é possível ouvir o vento”, ressalta a banda.
O trabalho de pré-produção durou cerca de quatro meses até chegar à estética de fotografia, direção, cenografia e figurino apresentados no DVD. A cenografia assinada por Emanueli Dalsasso foi inspirada na trajetória profissional do artista performático, pintor e escultor, Hélio Oiticica (1937-1980). A obra do artista caracteriza-se por um forte experimentalismo e pela inventividade na busca constante por fundir arte e vida.
Sobre a banda:
Celebrando oito anos de existência, a Grillo e os Mosquitos é hoje um dos nomes de destaque na cena de música instrumental em Santa Catarina. Formada por músicos experientes, em 2022 a banda lançou seu primeiro álbum “Baga Elétrica”, com 15 músicas autorais. Em seu currículo o trio traz diversas experiências no ao vivo: foi anfitriã no Festival Floripa Jazz, integrando artistas nacionais e internacionais; Participou da Maratona Cultural, da 8ª Semana do Rock Catarinense e da Alma Festival; Atuou junto à Camerata Florianópolis na gravação do videoclipe “Doutor Pedroca” e em dois shows, como atração de abertura; E ainda, recentemente, participou do Festival Psicodália, além de ter realizado o Festival Grillo e os Mosquitos Convida!, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, em Santa Catarina.