A ideia do projeto Rhythms de Mundo surgiu durante o Festival de Cinema de Sundance em 2005, quando os parceiros Ron Oehl, Kenny Young, Frank Berman e Christian Berman (os Irmãos Berman) exploraram como o poder da música poderia abordar um dos maiores desafios da humanidade: a crise climática.
Logo depois, foi lançado o projeto Rhythms, cujo objetivo era misturar ritmos cubanos com as vozes de estrelas internacionais do pop e do rock e doar o lucro para instituições de caridade. Artistas como Sting, Coldplay, U2 e muitos outros participaram do projeto.
O álbum foi um sucesso mundial e marcou o início de uma série de álbuns beneficentes para a Artists Project Earth (APE), uma organização fundada exclusivamente para esse fim. Com os lucros do projeto Rhythms del Mundo, a APE conseguiu financiar mais de 350 projetos de conscientização e combate às mudanças climáticas.
Agora que a crise climática se tornou uma emergência, os artistas participantes, incluindo Coldplay, U2 e Sting, concordaram em finalmente lançar suas músicas em todas as plataformas de streaming hoje, 16 de agosto de 2024, para continuar arrecadando fundos e conscientizando sobre o aquecimento global por meio do poder da música.