Lançamentos Lançamento:

Hayden Thorpe lança o novo single “He”

Com as letras extraídas do livro de Macfarlane, Thorpe mergulhou mais profundamente do que nunca no lado da produção, e a colaboração foi fundamental para a criação do disco.

22/08/2024 às 15h01
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Eeva Rinne
Reprodução / Imprensa. - Eeva Rinne

Tendo compartilhado anteriormente a faixa "They", de Ness – previsto para ser lançado em 27 de setembro, o artista Hayden Thorpe apresenta "He". Como quase todas as canções do álbum, "He" é orquestrada de forma resplandecente.

Orford Ness é um lugar de paradoxos, mistérios e constante evolução. Onde o vento, as ondas e a vida das aves criam sua própria música, agora é acompanhado pela voz humana de Hayden Thorpe em seu próximo álbum Ness, com letras escritas pelo pioneiro e best-seller Robert Macfarlane.

O vídeo de "He" foi dirigido por Sam Potter e apresenta grande parte da flora e fauna nativas de Ness. O conceito para a peça parte da história única e sombria de Orford Ness, onde a fotografia de alta velocidade foi inventada para filmar o lançamento de mísseis. A ousada resposta de Potter vê a criação de um livro de piscadelas em alta velocidade – uma obra de arte hipnotizante que bombardeia os sentidos com uma "hipernatureza".

Hayden diz sobre o novo single: “Adorei o swagger e a confiança nas linhas de Rob no capítulo He, elas imediatamente me lembraram a atitude confiante de uma faixa dos Rolling Stones. Fui criando uma música alegre, do tipo ‘deixe tudo acontecer’. É uma abordagem maximalista - quanto mais eu dava, mais a música pedia. Em termos de produção, provavelmente foi o maior desafio. Você sabe que as coisas estão ficando amplas quando você está microfonando um sackbut (um trombone primitivo do século XV) e espineta (um pequeno cravo do século XVII). Foi muito divertido trabalhar com a seção de metais do Propellor, e a gravação se tornou um curso intensivo de engenharia de estúdio. O poder e o drama das formas de onda orquestrais se misturando com sons modernos são como uma casa mal-assombrada para o ouvido.

A faixa começa com uma amostra de Rob lendo. Fiquei muito interessado nesse mundo intermediário entre palavra e canção. Under Milk Wood e Ulysses operam de maneira semelhante – as linhas são quase melódicas. Eu queria revelar os mecanismos internos desse processo.”

O álbum Ness de Hayden Thorpe é inesperado em seu som. Com as letras extraídas do livro de Macfarlane, Thorpe mergulhou mais profundamente do que nunca no lado da produção, e a colaboração foi fundamental para a criação do disco.

Os arranjos para metais, madeiras e bumbo orquestral foram escritos por Jack McNeill, do ensemble moderno Propellor, com arranjos corais da premiada Kerry Andrew. Elementos do Ness também encontraram seu lugar no álbum, como sementes colocadas no bumbo durante a gravação ou cardos esfregados para produzir o som de chocalhos ou zumbidos.

Thorpe comentou sobre Ness em nosso cenário atual: “Pode ser fácil pensar neste álbum como algo menos pessoal, mas minha identidade foi carregada em Ness e, por sua vez, Ness em mim. A mesma força vital que tanto possuiu Robert Macfarlane para escrever o livro foi transmitida como uma corrente elétrica. Ness é singularmente qualificado para nos ensinar sobre o que foi e o que pode ser.

É o lugar onde desenvolvedores de armas aprenderam a direcionar a energia do sol para aqueles com quem discordamos. Hoje, em meio a novos horrores e hostilidades, Ness permanece como um lembrete pungente desses caminhos apocalípticos e dos poderes restauradores do mundo natural.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.