Entretenimento Rock in Rio:

Filtr Music Brasil e Rock in Rio Brasil 2024 trazem sons de várias partes do Brasil para o Palco Supernova

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro

04/09/2024 às 06h34
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Em sua terceira edição, a parceria entre a Sony Music Brasil e o Rock in Rio 2024 está de volta e apresenta, pelo terceiro ano consecutivo, o line-up do palco Supernova, com 28 atrações principais e diversas participações especiais, em um total de mais de 40 talentos. E como já é tradição, o cast, definido pela curadoria do Filtr Music Brasil, somada à expertise do maior festival de música e entretenimento do mundo, segue apresentando nomes em ascensão na cena musical muito além do eixo Rio - SP, com sons e ritmos de várias partes do Brasil.

"A vocação do Supernova é apresentar tendências que sejam abrangentes e tenham pluralidade. O universo da música independente hoje em dia é enorme e não pode  ser ignorado. Acho que conseguimos apresentar no palco um pouco da diversidade musical de diversos estados do país, saindo do eixo Rio-SP. “, conta Roberto Verta, Gerente artístico da Sony Music e curador do Palco Supernova.

O nordeste brasileiro tem três representantes. Do Piauí, o trapper Lil Whind que faz sua segunda participação no Palco Supernova, promete apresentar mais uma vez um show  divertido com músicas e versos que cabem entretenimento, cuscuz, alegrias e desilusões. De Salvador vem Young Piva, artista que desde a infância teve contato com os mais diversos gêneros, como música africana, música afro-caribenha, hip hopreggae etc, lançou em 2021, cinco faixas autorais que compõem o EP “Encruzilhada”, projeto  responsável por mudar sua trajetória e trazer projeção para sua carreira na cena musical da Bahia. Também da Bahia, de Feira de Santana, a artista Duquesa, se prepara para levar a turnê Taurus, Vol.2 para sua apresentação no Palco Supernova no Rock in Rio Brasil.

“Estou muito feliz com a notícia. Me sinto desafiada e muito ansiosa para estar no palco de um dos maiores festivais do país. Me sinto esperançosa. Espero muito que gostem e que seja minha primeira vez de muitas no Rock in Rio!”, conta animada Duquesa. 

De  Cametá, cidade do Pará no Norte do Brasil, vem Zaynara. Com melodias românticas em um ritmo dançante, através do gênero  beat melody, a cantora conquista cada vez mais fãs nas redes sociais com suas apresentações. Artista ‘amadrinhada’ artisticamente pela  Joelma e considerada na internet como a princesinha da nova geração da música do Norte. O álbum “É Beat Melody”, lançado em 2022, coleciona hits, como os sucessos “Quem Manda em Mim”, single que contou com feat da Pabllo Vittar, e o sucesso “Sou do Norte”.

Há um ano eu realizava, em Belém, o meu primeiro grande show solo, e agora tenho a honra de já ser uma das atrações do Palco Supernova no Rock in Rio Brasil. É um sonho participar desta festa, ainda mais nesta edição, que é histórica e marca os 40 anos do festival. É um grande presente e um privilégio poder levar o Beat Melody, música do meu Pará e de todo o Norte para palcos com reconhecimento internacional”, festeja Zaynara.

De Minas Gerais chegam três sons bem diferentes. Cynthia Luz, artista considerada um dos principais nomes do rap nacional e que acumula mais de 2.4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, lançou em 2024 seu sétimo álbum de estúdio, “Ciclo Vicioso", com músicas que vão compor o repertório do show do Rock In Rio. Como um legítimo mineiro, o cantor e compositor Gabriel Froede, que já acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, é um contador de histórias apaixonado, que escreve sobre amores através de músicas que misturam Pop, MPB, R&B e Bossa Nova. E completando o time ‘pão de queijo’, a banda Black Pantera, composta por Charles Gama (guitarravocal), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo "Pancho" Augusto (bateria), traz o seu som de crossover thrash com composições que abordam temas como políticaracismo e discriminação em geral em suas letras. 

“É sempre uma honra estar no Rock in Rio Brasil, e nem acreditamos que já estamos indo para o nosso segundo show na cidade do Rock em 3 anos. Todo menino que sonhou em ter uma banda, ou quando começa a tocar, espera poder estar lá Estamos levando a tour do nosso novo trabalho, "Perpétuo", para o Supernova, vivendo um outro momento em nossas vidas, mas a alegria e a vontade são as mesmas. Nos vemos dia 15 de setembro no Palco Supernova”, vibra Chaene, baixista do Black Pantera.

O Espírito Santo está bem representado com dois nomes de peso. WC no Beat, codinome do produtor capixaba Weslley Costa, traz seu estilo único, é o precursor do segmento trap funk e faz sua segunda participação no Palco Supernova. Atualmente, o artista tem 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify.  A banda brasileira de hardcore melódico Dead Fish, que se formou em Vitória, em 1991, é composta por Rodrigo Lima (vocal), Ric Mastria (guitarra), Marcos Melloni (bateria) e Igor Tsurumaki (baixo). Reconhecida como uma das principais representantes do segmento hardcore no Brasil por seu discurso político progressista. Abusando do punk e do hardcore, a banda lançou em 2024, seu décimo álbum de estúdio “Labirinto da Memória”. 

“Estamos de novo no Rock in Rio Brasil, o festival onde vi pela primeira vez Faith No More e uma única vez o Run DMC, e também aquele show bombástico do Sepultura dentro do Maracanã. Tudo isso foi muito gigante e definitivamente mudou a minha e a vida de muita gente. Sou muito a favor de ver e ouvir novas bandas em grandes festivais, sei bem como vocalista a diferença que faz ter uma experiência dessas. Espero ver todo mundo no Palco Supernova vendo essa rapaziada que, no meu ponto de vista, mantém a energia mais original do festival.”, vibra Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish..

O planalto central se faz presente com o cantor e compositor brasiliense Jean Tassy,  que mistura suas influências do neo soul, r&b, MPB, para apresentar um som original  que flerta com diferentes gêneros e estéticas musicais, como o pop e o hip hop. Do Centro Oeste, nascida em Cuiabá, a banda Vanguart, formada pela dupla Helio Flanders e Reginaldo Lincoln, é um dos nomes mais respeitados da música independente no Brasil, após hiato de dois anos, o Vanguart volta à cena com a turnê “Demorou Pra Ser”, que será a base de sua apresentação no festival. E garantindo a presença do Sul do Brasil, Aka Rasta,  um dos pioneiros do trap no Brasil, artista está consolidado no mercado e vem se mantendo relevante por sua constância, criatividade e diversidade musical, sendo seu maior marco o álbum ZIMA, de 2022, que se tornou duplo platina em menos de um ano, com mais de 150M  de streams. 

 

Sobre Filtr Music

Filtr Music – originalmente uma marca global de playlists da Sony Music – evoluiu no Brasil para uma plataforma de entretenimento, que une iniciativas para aproximar artistas e fãs, curadoria e produção de conteúdo. Hoje, o Filtr Music conta com mais de 500 playlists nas principais plataformas de música, acumulando mais de 13 milhões de seguidores, e com um canal no Youtube: o Filtr Music Brasil, com mais de 3.5 milhões de inscritos e uma ampla variedade de conteúdos originais de música - incluindo videoclipes, apresentações ao vivo e entrevistas. Os conteúdos lançados pelo Filtr Music em todas as  plataformas de áudio e vídeo acumulam mais de 2 bilhões de streamings. 

 O chatbot Filtr Music ,via WhatsApp, oferece recomendação de conteúdos musicais baseada nas necessidades, gostos e momentos do usuário de forma automatizada. O fã de música pode conectar sua conta no Spotify para receber recomendações personalizadas, enviar uma imagem para receber uma playlist relacionada ou, ainda, indicar como está se sentindo no momento para que o chat possa recomendar uma playlist que combine com o seu estado de espírito naquele momento. Recentemente, foi lançada uma funcionalidade no chatbot Filtr Music que possibilita ao usuário descobrir se é super fã de um artista após fazer login com Spotify. Aqueles que são considerados os maiores fãs de um artista são premiados com experiências ou itens como vinis e até ingressos para shows.

E a comunidade Filtr Music está cada vez maior, já são mais de 1 milhão de seguidores em seu perfil no Tik Tok. A proposta da plataforma é seguir desenvolvendo e impulsionando cada vez mais uma comunidade de pessoas engajadas que transitem por diversos pontos de contato com o vasto mundo da música.

 

Sobre a Sony Music

A Sony Music Entertainment é uma companhia global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas internacionais. A empresa possui um grandioso catálogo que inclui algumas das gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam música de todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records, Black Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville, RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano. Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma subsidiária integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de Nova Iorque. No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.

Sobre o Rock in Rio  

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA). 

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas foram alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.  

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos

 Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

 O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). 

 

Palco Supernova

Primeiro fim de semana

Sexta-feira - dia 13.09 -  a partir das 15h -   Mc Maneirinho, The Box, Mizzy Miles, Major RD

Sábado - dia 14.09 - a partir das 15h - 7 Minutoz, Duquesa, Bin feat LEVIANO, Nagalli – Magic Show & Convidados

Domingo - 15.09 - a partir das 15h -  The Mönic convida Eskrota, Black Pantera, Crypta, Dead Fish

 

Segundo fim de semana

Quinta-feira - dia 19.09 - a partir das 15h - WC No Beat convida Mc Gabzin, Felp 22 e MC Th, Aka Rasta, Young Piva, Lil Whind Convida

Sexta-feira -20.09 - a partir das 15h - Nina Fernandes, Darumas , N.I.N.A, Cynthia Luz

Sábado - 21.09 - a partir das 14h30 - Supernova "Para Sempre Indie" -  Autoramas, Vanguart, Chico Chico, Jean Tassy

Domingo - 22.09 -  a partir das 15h - LZ da França, Gabriel Froede, Zaynara, DJ Topo

 

Horários do palco Supernova 2024

Dias  13, 14, 15, 19, 20 -  de 15h às 21h

Dia 21/09 - de 14:30h às 20:30h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.