google.com, pub-7464551482855293, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Cinquenta anos depois de compor "Os Alquimistas estão Chegando", Jorge Ben Jor retorna a Paris, cidade que serviu de inspiração para a criação da música, para gravar em um projeto especial patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um conteúdo exclusivo e uma parceria com o Spotify para disponibilizar a nova versão da canção.
A canção , que se tornou um marco da música brasileira ao unir samba, rock e elementos experimentais, foi originalmente lançada no disco Tábua de Esmeralda , eleita pela revista Rolling Stone como um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos. A inspiração para a composição surgiu quando Jorge Ben Jor visitou a casa de Nicolas Flamel, um lendário alquimista francês. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a história da alquimia e suas simbologias, o que influenciou diretamente o conceito e as referências místicas presentes na canção e no álbum como um todo.
“Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para reviver-la com uma nova roupagem”, compartilha Jorge Ben Jor.
O projeto audiovisual foi produzido pela Africa Creative traz cenas do cantor na casa de Nicolas Flamel em Paris explorando sua trajetória criativa e mergulhando na influência da obra de Jorge Ben Jor e no conceito dos "alquimistas da música", destacando como artistas contemporâneos reinterpretam e reinventam a sonoridade brasileira. Para amplificar o lançamento da faixa, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da música em primeira mão.
"Nossa proposta é criar franquias de conteúdo com narrativas que realmente conectem o público com a música e a cultura brasileira. Este projeto reflete a essência do Itaú: uma marca moderna, inovadora e que acredita no poder da música para inspirar e transformar", destaca Thaiza Akemi, superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco.
Nesta quinta-feira, 27 de março, estreou o vídeo com o making of completo. Os vídeos disponíveis estão nos canais digitais do Itaú, com a nova versão da canção, que também poderá ser ouvida no Spotify.