Quarta, 03 de Março de 2021
011993991484
Música Lançamento:

Bloco do Caos faz crítica dura e necessária em “Fim de Março”

Banda já conhecida pelo teor político de suas letras critica a noção de “país do futuro”.

18/02/2021 00h08
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação.
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Em seu novo single, o Bloco do Caos critica o “Brasil promessa”, que nunca se concretiza. O nome, "Fim de Março", inclusive, é referência a "Águas de Março", de Tom Jobim, que fala exatamente sobre isso: um projeto de Brasil, sempre inacabado, "o carro enguiçado", a "promessa de vida". A música é mais uma que fará parte do álbum “Minha Tribo”, a ser lançado pelo grupo neste ano.

“A gente tentou escancarar o posicionamento internacional do Brasil ainda (e, com o governo atual, cada vez mais) colonial, entreguista”, diz o compositor e guitarrista Renato Frei. “Nos afastamos de um Brasil do povo (‘distantes as pretensões de Dorival’) e nos aproximamos da subserviência (‘asfixiantes as caravelas de Cabral’). E tudo isso remonta à nossa origem como país, posterior ao ‘descobrimento’: nascemos, de fato, da invasão e, infelizmente, crescemos perdão”.

“Fim de Março” deixa claro mais uma vez o teor altamente crítico das canções do Bloco do Caos. “Para nós, o artista tem sempre que se posicionar, é um dever dele. Se temos voz, devemos usá-la”, afirma Alê Cazarotto, vocalista e compositor. “Por isso que temos dificuldade de não escrever sobre aquilo que nos incomoda, não dá pra fugir”. A música, vale dizer, não tem meios termos. É o retrato nu e cru do Brasil “história pra boi dormir”, que, mesmo tão rico e diverso, cedeu tudo para os poderes que o colonizam.

A banda formada por Ale Cazarotto (Vocal), Renato Frei (Guitarra), Lelê Maggioni (Baixo), Andrew Lee (Bateria) e Cidão Formigão (Percussão), surgiu no final de 2013 em São Paulo, lançou um álbum e três EPs, e gravou com grandes artistas como Maneva, Toni Garrido (Cidade Negra), Izenzêê (Braza/Forfun), Tato (Falamansa), Tay Galega, e a banda americana Big Mountain. Com um som bem diversificado e cheio de mensagens fortes, o Bloco do Caos já realizou turnê pela Europa, participou de importantes festivais no Brasil e Portugal, dividiu o palco com grandes artistas do cenário nacional e internacional como O Rappa, Marcelo D2, Gabriel O Pensador, Maneva, Tribo de Jah, Planta & Raiz e Aurea, e hoje somam mais de 1 milhão de visualizações e plays pela internet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
SP - CENTRO - SP
Atualizado às 07h49 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

22° Sensação
18 km/h Vento
65.2% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.