Multidisciplinar, o artista LGBTQIA+ e imigrante afro-francês radicado no Brasil, Loïc Koutana, o L’homme Statue tem sempre uma nova história para contar. Modelo, performer, influenciador digital e cantor, o artista escolheu novembro, mês da consciência negra, para apresentar seu novo clipe “Do Not Tell”, que inaugura a estreia de “Ser”, seu primeiro álbum. O projeto musical de Loïc foi criado ao lado do produtor brasileiro, Pedro Zopelar.
”O nome do álbum diz muito. Para mim, na minha vida e no meu caminho na terra eu tenho que ser. Ser sincero, ser eu, ser a inadequação e o alinhamento comigo.
Eu acho que a gente passa tanto tempo tentando provar para as pessoas que a gente é, tentando provar nosso valor, que esquecemos simplesmente de ser por que ser significa, também, o bom e o ruim, o legal e o menos legal, o sensível, o forte, o fraco, sabe? Ser”, comenta Loïc Koutana sobre a inspiração do novo álbum.
Com composições interpretadas em português, inglês e francês, sua língua materna, o L’homme Statue assume suas referências de R&B, Funk, Rap e Trap,mas prefere não emplacar tags ao estilo musical do projeto.
“Desejo que a musicalidade do L’S reflita a diversidade de vivências que guardo em minhas memórias emocionais, da infância na África, a adolescência na França e a vida adulta no Brasil. É pra ser música do mundo. Raridades afetivas em forma de música”, revela o artista.
Com 27 anos, Loïc tem uma intensa trajetória artística entre a nova geração de criativos no país. Das passarelas aos palcos de performance, o artista cativa amorosa comunidade em suas redes sociais, Instagram, canal no YouTube e Tik Tok, onde compartilha suas vivências com mais de um milhão de seguidores.
“Do Not Tell”
Para o lançamento do álbum, L’Homme Statue contou com o apoio da Stink Films, de Pedro Tejada e de Marcello Costa para a produção e direção do clipe da música que abre o projeto, “Do Not Tell”.
“Nós sempre nos interessamos pelo uso da tecnologia para alcançar resultados diferentes para o nosso trabalho. Quando soubemos do novo projeto do Loïc, já estávamos fazendo alguns testes com captação 3D e vimos que fazia sentido aplicar aquela técnica.
Como artista, o L’Homme Statue sempre se destacou muito nos meios digitais — e usamos isso como base para desenvolver a história do clipe, contada através de instalações e momentos digitais (representando a força do Loïc - e de seu poder alcance/digital - nas redes versus as lutas que ele enfrenta na vida real)”, comentam os diretores sobre a proposta artística do videoclipe.
Para esse novo trabalho da produtora com o artista, os diretores optaram por fazer a captação simultânea das imagens reais com a captação 3D acoplando um Microsoft Kinect a uma câmera de cinema. “Assim, conseguimos uma versão ‘digital’ duplicada de tudo que captamos na vida real (o que permitiu brincar com os cortes entre os dois mundos)”, explicam Pedro Tejada e Marcello Costa.